Nesta foto do desfile do Colégio Cenecista Rui Barbosa em 1982, apesar do esforço, só conseguimos identificar, Lilian, esposa de Jurinha (1ª da frente), Ceci de seu Dazinho (fila à esquerda) e a professora Tereza Ribas no centro.
Esta foto de Manoelito Amaral domando seu belo cavalo foi tirada na praça da prefeitura,observe que ainda não tinham as casa da praça e tão pouco era pavimentada.
Quase todos os garotos da época sonhavam em fazer parte do time do 2º quadro do Juventus e depois jogar no time principal. Dos que tiveram o privilégio temos:
Em pé: Guiloga, Lula, Osmar, Jailson, Tonhe Dedão, Luisinho, Guio Pachola, Osmário e Toinho Barbosa (treinador - já falecido).
Agachados: Peladinho, Luciano, Sidinei, Jú, Darlan, Mazinho e Fabinho
Em pé: Murilo (de Jurinha), Dingo (de Estrela), Tito (sobrino de Biscoito), Miquéias (filho do Sargento Lessa), Diego (de Sonia), Kleber (de Mingas), George Lacerda, Bruno (de Orlindo), Antonione, Dany e Toinho Barbosa.
Agachados: Gustavo (de Joquebede), Eduardo (de Elias), Abiomar (de Orlindo), Guilherme (de Joanita), Tairone (de Luiz), Taunay (de Carlos), Helano (de Agda Lúcia), Lorran (de Obedis), e Pepeu (de Osmar).
Este retiro da Igreja Batista aconteceu no Rio Pardo em 1971. Infelizmente não conseguimos identificar as pessoas desta foto. Contamos com a colaboração de alguém para podermos identificá-las.
Valderlúzia Lopes (porta-bandeira), Sinéia (filha de Dona Mera), Vanúza (filha de seu Ormindo), Meire (morava do Dinalva Amaral), Edite (irmã de Cazuza da Embasa)
A filarmônica Municipal fazia muito sucesso nos desfiles cívicos da nossa cidade. O Maestro Carmelo foi seu primeiro regente e professor, depois da sua partida para Itapetinga, a regência ficou a cargo do competente maestro Valdemar Lopes. Infelizmente sem apoio dos governantes municipais, acabou nais uma atração da nossa cidade.
Nesta foto: Valdemar Lopes, Viviane, Patrício, Gildásio, Ronivon e Adilton
Time de futebol de salão Em pé: Mengo, Sr. Eilson Dias, Hermes Ribas, Artur e Toinho Barbosa. Agachados: Zé Carlos Cardoso, Valdinei e Ita. foto cedida por Antonio Barbosa Digitalização Antonio Ferraz
O América foi um grande time de futebol do passado de Potiraguá.
Em pé: José Gomes Teixeira (cunhado de Rodolfo Lacerda), pessoa não identificada, Seu Dete (falecido), Seu Periga, Derni, Creosvaldo, Seu Herócles Sales, Dunga, Celso Pavão, Dio de Zé Bié, Zé Róla, Valdeni e o técnico Surupemba.
Agachados: menino não identificado, Nego Trocador, Antonio Duarte, Antonio Sampaio, Bebé Brige e Armênio.
A primeira feira livre do Arraial de Belem (hoje Potiraguá) foi na atual praça Getúlio Vargas. Em 1937 foi construido um galpão onde hoje funciona o Fórum, para servir de mercado e onde as pessas que vinham das roças vender suas mercadorias, dormir e também para velar os mortos e os circos se apresentarem.
Observe a foto, ao fundo a pousada Vale do Angelim, a antiga vende de Lourival e a casa de Dona Casilda Palmeira.
Nesta foto conseguimos identificar Vildene Lopes (hoje missionária na África), Cesar de Dona Atília (que tinha uma loja de confecções junto a casa de Manoelito Amaral), as crianças: Netinho (filho de Milza) e Alessandra (irmá de Mara Palmeira), os outros não conseguimos identificar. foto cedida por Milza Freitas Digitalização Antonio Ferraz
Em Potiraguá no mês de setembro acontecia o tradicional concurso leiteiro, onde os pecuaristas competiam para saber quem tinha a vaca que mais produzia leite, era uma verdadeira farra, onde as pessoas durante 3 dias se deleitam nas manhãs para apreciar a ordenha das grandes produtoras de leite. Nesta foto: Manoelito Amaral(à esquerda), Adilton Ferraz (no centro), Waldo Peixoto (com o microfone), Tião do Glória (à esquerda) Valdineia Damásio (ex-prefeita de santa Luzia), Dai do Glória (atrás de boné verde) e lá no alto Neto Gajé.
Manoel Ferraz da Rocha, apelidado de Bonito era filho de Dona Tranquilina Ferraz, fazendeira que doou as terras para a fundação da cidade de potiraguá. Ele residia na fazenda, onde pertence a Cristina Brige; Era casado com a senhora Lair. em Potiraguá fixou residência onde hoje mora dona Mariazinha Brito, na esquina com a Câmara de Vereadores.
fila a esquerda: Gerôncio, Genilson (filho de dona Leonda), Aroldo (irmão de Jean professor) , Tonhe de Ernesto, Josafá (meu irmão), rapaz não identifiacado e Manoel (da loja de construção)
no centro: Chiquinho (irmão de Heitor), Paulo Tasso (irmão de Dopin), Mesaque (irmão de Sadraque) Joaquim (vereador), Louro (filho de dona Jovita), Buguelo (da serraria) e Bó (sobrinho de Roque Catingueiro)
fila a direita: Jorge Amaral, Marquinhos (Irmão do Pastor Jair), Lourival, Sadraque, Mário do
finado Roseno, Messias (filho do Sr. João Barbosa), Tenório e Nailton Maciel (professor)
A qudra do colégio Rui Barbosa foi construida com ecursos adquiridos com uma gincana realizada em 1977, como era pequena e com o piso muito áspero, a turma do volei (Adelson, Gilmar, Corbulon. Neto, Antonio Ferraz, Damião, Miraldo, Silvio, Paulão, Marcos, Reba, Chau, Nei Matogrosso, Fabinho, entre outros),quebrou a quadra para que a prefeitura a reconstruisse maior e com o piso mais liso.
Nesta foto identificamos apartir da esquerda:
Nem (de chapéu), Godô (camisa do Flamengo), Bastião (boné azul), Val Barrazica (com o balde na mão), Gui (boné cinza), Salvador Brito, Adenilson (mãos na cintura) Sidinei (camisa lilás) Maraú (boné de lado), Dão (de boné e camisa branca), João Filho (camisa vermelha), as outras pessoas, infelizmente não identificamos.
Edinamon do Blog "Potiraguá na Net", que tem, feito um belo trabalho na divulgação dos acontecimenetos da nossa cidade. Foto tirada no campo da Rua Nova.
Bairro Gilberto Oliveira, conhecido do Rua Nova, observe que ainda não tinha feito a ampliação do cemitério e também nao tinha ainda constuido a escola Benjamim Brige; também estava em construção de onde foi a serraria de Etes (dono da loja Etes Móveis)
Os grandes amigos sempre se reuniam nos finais de semana para se divertirem na boate de Valdy, que se localizava na praça Getúlio Vargas, embaixo da Pousada Vale do Agelin.
Artur (camisa branca), Silvio (camisa vermelha), Fabinho (camisa preta), Corbulon, Adelson e Jal (sentados). O tempo passou, ficando a amizade e a saudade.
Esta vaquejada foi realizada no no de 1966, na pista que ficava nos fundos no antigo Leite Glória, na beira do rio. Nesta foto: Seu Nego trocador (montado no burro branco) e Manoelito Amaral (montado no cavalo), na cerca estão Manoel de Lica e João de Tecilo, dentro do curral seu Saturno.
Dr. Rocha Aguiar, natural de Camocim/CE,Formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia em 1949, principiou sua vida profissional aqui Potiraguá nos anos 40, sendo muito querido por toda comunidade.
Faleceu em 01 de fevereiro de 2001, de insuficiência cardio-respiratória , aos 79 anos de idade
Dr. Francisco Rocha Aguiar foi figura de muita importancia para Potiraguá
foto retirada do site:
AFAI - Associação dos filhos e amigos de Ipú - Ceará
Nesta foto da praça da Bandeira junto aos Correios, a antiga lanchote Poty lanches e ao Banco Baneb, conseguimos identificar Vanizinha (falecida) Agmalda (à esquerda), Luiz Antonio dos Correios (atrás), professora Helena, Osmar Gaspar (correndo), Dirsilene Lopes (2ª da fila à direita) e de camisa vermelha no passeio, Manoel de dona Diva de Zé Cossa.
À esquerda: Jorge Lapa, Val Carote, Bé de dona Isaura, Luciano (de Dona Alita), Jane, Pilotão, Zé Grandão e João Damásio (esposo da professora Milza - já falecido)
Os estudantes de Potiraguá esperavam ansiosos pelo mês de setembro para o desfile do dia 7.
Mesa composta pela direção do Colégio Cenecista Rui Babosa e Convidados da formatura de Magistério de 1988 na Igraja Católica de Santa Terezinha.
Professora Helena Thame, Professora Idalice Esteves, Dona Maria Azevedo, Regis Oliveira (falecido), Salvador Brito, Padre Pedro Ramos e Manoelito Amaral.
Manoelito
Amaral, Edvaldo Cardoso, Salvador Brito, Regis Oliveira (que
precocemente nos deixou), pastor Nelson Santos, professora Idalice
Esteves e professora Helena Thame.
A 1ª turma a se formar em Magistério no saudoso Colégio Cenecista Rui Barbosa no ano de 1981.
A partir da esquerda à frente: Rebé Vieira, Ivete Amaral, Meza Vieira, Eremir Vieira, Nailda Couto, Milza Freitas, , Magna Lacerda, professor Gessy Brito (falecido), Maria Ribas, Agda Lúcia, Helena Thame (professora), Elisabete Freitas, Elza Damasceno, e Pastor Nelson